Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

'MSN' ou 'BBC', qual o melhor ataque do mundo?



Os trios de ataque dos times Barcelona e Real Madrid chamam a atenção de todos os amantes da bola, até de quem não entende nadinha de futebol. Messi-Suárez-Neymar ou Bale-Benzema-Cristiano Ronaldo? Com a proximidade do Natal, qual trio você queria de presente para seu time? Vamos aos detalhes do futebol tentar achar a resposta.





‘BBC’ foi mais valioso

Segundo a imprensa espanhola, o “BBC” é mais caro. O Real Madrid tem a maior renda do futebol mundial - cerca de 550 milhões de euros por ano -, os merengues nos últimos anos se caracterizaram pelas contratações ‘galácticas’. Em 2009, a diretoria de Madrid investiu 94 milhões de euros pela contratação de Cristiano Ronaldo. O valor foi um recorde absoluto na época, mas que pode ter sido batido no verão de 2013 por Gareth Bale, apesar do Real garantir que não pagou “mais de” 91 milhões para tirar o galês do Tottenham.Em 2009, de acordo com a mídia espanhola, o preço pago por Karim Benzema pode ter variado de  35 a 41 milhões de euros. Ou seja, o Real Madrid dispõe de um ataque de 200 milhões de euros.

Comparação injusta

No papel, o trio merengue supera os 81 milhões de euros investidos pelo Barcelona na contratação de Luis Suárez e os 57 milhões pagos por Neymar, apesar da contratação do brasileiro, que está sendo investigada pela justiça espanhola por possível fraude fiscal, poderia ter custado 83,3 milhões.

 E o pequeno argentino?

O caso de Lionel Messi, porém, impede uma análise justa. O argentino chegou muito jovem ao Barcelona e nunca foi objeto de uma transferência astronômica. Contudo, o valor de uma rescisão de contrato do argentino é hoje de 250 milhões de euros. Com essas cifras, o ‘MSN’ poderia custar muito mais que o ‘BBC’.

Tempus Fugit

A grande temporada de 2013-14 do Real Madrid permitiu ao trio ‘BBC’ entrar para a história do futebol, conquistando no mesmo ano, a Liga dos Campeões, a Copa do Rei, a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes. Os três surpreenderam a Europa pela eficiência. O francês Benzema como centro-avante abria espaço para os velocistas Bale e Ronaldo decidirem, o entrosamento e a eficácia em campo eram visíveis. Mas o tempo voa e tudo muda. Em 2015 o rendimento caiu, e os catalães passaram a reinar na Espanha e no mundo. No último clássico, válido pela La Liga, o Barça deu show em pleno Santiago Bernabéu, uma goleada histórica de 4 a 0. O time catalão ainda se deu ao luxo de deixar o argentino Messi, recuperado de lesão, no banco até os 11 minutos do segundo tempo. O Barcelona papou cinco troféus neste ano e atualmente reina no mundo da bola. A última conquista foi 1º tricampeonato Mundial da FIFA, ao bater o River Plate, da Argentina, por 3 a 0, na final do Mundial, no estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Com poucas dificuldades, Messi, Neymar e Suárez comandaram a vitória do time catalão.

Internautas deram suas opiniões

O Twitter oficial da UEFA Champions League lançou  uma pesquisa perguntando aos usuários qual trio de atacantes é melhor, Messi, Suarez e Neymar do Barcelona ou CR7, Bale e Benzema do Real Madrid.
Sem querer, ou talvez com uma ligeira intenção, a UEFA Champions League expôs ao ridículo o tridente do Real Madrid, apelidado de “BBC”, formado por Cristiano Ronaldo, Karim Benzema e Gareth Bale. A resposta está sendo esmagadora em favor do trio da Barca, que recebeu até o momento 79% dos votos dos usuários. Mais de 65.000 pessoas ao redor do mundo já participaram da votação. Certamente, a última goleada pesou na decisão.

“MSN” em melhor forma

O Barcelona vive grande fase e vem de goleada atrás de goleada. Além disso, lidera o Campeonato Espanhol e já está classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões de forma antecipada. Gols não faltam e talvez exista um segredo por trás do sucesso dos três. Neymar já confessou que amizade é a diferença de trio MSN. “Nossa relação é tão boa fora de campo, que dentro de campo a gente sempre quer estar ajudando um ao outro. Fico muito feliz quando Messi e Suarez fazem gols, e eles ficam felizes quando eu faço gol. Nossa relação é de amizade mesmo e essa é a nossa diferença que tem com outros atacantes”, revela o brasileiro.
A discussão do melhor trio ofensivo da Europa merece boas horas de estudo. Mas qual o melhor? Seria uma disputa sem fim, até os números são equilibrados. Analisando pela fase atual e pelo talento de cada jogador, fico com o Barcelona, mas aceito pensamentos contrários.


"São apenas detalhes do futebol"